Avançar para o conteúdo principal

PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA 2019


O prémio Nobel da Física de 2019 foi entregue a James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz, revelou a Academia Real das Ciências da Suécia. 
Os três cientistas  foram laureados pelas “contribuições para a compreensão do universo e do cosmos”. 
O primeiro contribuiu “para melhor entender a estrutura do universo”. Os outros dois descobriram um exoplaneta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol.
James Peebles foi distinguido “pelas descobertas teoréticas na cosmologia física”. Nos últimos 20 anos, dedicou-se a estudar a radiação cósmica de fundo,  uma  forma  de  radiação eletromagnética que atravessa o universo desde o momento do Big Bang, e conseguiu criar uma “linha do tempo” da evolução do universo desde os primeiros segundos, após o Big Bang até à atualidade. É por isso que recebe metade do Nobel da Física deste ano.
A outra metade foi entregue a Michel Mayor e Didier Queloz, que em 1995, anunciaram a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar que orbitava uma estrela semelhante à nossa. “Foi uma revelação que mudou para sempre a nossa perceção do lugar da Terra no nosso universo”. Desde então mais de quatro mil exoplanetas foram descobertos, alguns dos quais com a possibilidade de terem vida. 

A importância de Michel Mayor e Didier Queloz é reiterada no comunicado da Academia Sueca: “Esta descoberta iniciou uma revolução na astronomia. Novos mundos estranhos ainda estão a ser descobertos. Estes investigadores desafiam as nossas ideias sobre sistemas planetários e estão a obrigar os cientistas a rever as suas teorias”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.