Pintura a Fresco:
Nesta atividade os participantes são convidados a realizar uma pequena peça decorativa, utilizando as mesmas técnicas e materiais da pintura mural, tendo como motivos inspiradores os elementos decorativos presentes nos mosaicos de Milreu.
Tal como a sua designação indica, esta técnica destaca-se das restantes realizadas com cal, pois as pinturas, ou “frescos”, são elaboradas enquanto a argamassa de cal da superfície do suporte ainda se encontra fresca. Deste modo, durante o processo de carbonização da cal – secagem da pasta e progressivo endurecimento, ou cura da cal – a cal dessa superfície incorpora a tinta feita do mesmo material e os seus pigmentos coloridos, fixando a pintura de um modo mais eficiente que as outras técnicas e promovendo cores vivas e resistentes.
Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...
Comentários
Enviar um comentário