Avançar para o conteúdo principal

Maratona de Cartas (Amnistia Internacional)



A emblemática campanha anual da Amnistia Internacional, que arrancou dia 9 de novembro, visa apostar numa mobilização mundial que bata todos os recordes dos anos anteriores, incluindo em Portugal onde se visa alcançar pelo menos 300 000 assinaturas em defesa dos cinco casos selecionados para este ano. Expressão máxima da verdadeira essência de união de esforços que é característica da Amnistia Internacional, a Maratona de Cartas é um dos maiores eventos de direitos humanos do mundo.

As cartas estão disponíveis para serem assinadas na Biblioteca da Escola Secundária Pinheiro e Rosa e a atividade conta com a colaboração da Associação de Estudantes.

Fica a conhecer os casos deste ano e, se ainda não assinaste... DE QUE É QUE ESTÁS À ESPERA?????


Acusado por proteger a floresta tropical de Madagáscar

Clovis Razafimalala faz tudo o que está ao seu alcance para proteger a ameaçada floresta tropical de Madagáscar. As suas árvores de pau-rosa são valiosos recursos que se encontram ameaçados por uma corrupta rede de traficantes empenhada em vendê-los, uma prática que se tornou num verdadeiro comércio ilegal multimilionário. A coragem de Clovis em salvar esta rara árvore cor de rubi trouxe-lhe muita atenção indesejada, já que os traficantes o consideram um alvo, e o governo opta por ignorar a situação. Clovis encontra-se atualmente a cumprir pena suspensa em liberdade, após uma condenação com base em acusações falsas.
Veja o Clovis tem para nos dizer aqui.

Enfrentam acusações por protestarem contra crimes de guerra

Farid al-Atrash e Issa Amro querem o fim dos colonatos israelitas – um crime de guerra que resulta dos 50 anos de ocupação do território palestiniano. Dedicados ao ativismo pacífico, os dois enfrentam ataques constantes por parte dos soldados israelitas e dos colonos. Em fevereiro de 2016, Issa e Farid protestaram pacificamente contra os colonatos e a ocupação israelita, face ao encerramento de uma rua onde se localizava um dos principais mercados para palestinianos. Consequentemente, enfrentam agora absurdas acusações formuladas para impedirem que o seu trabalho em direitos humanos continue.
A sua mensagem não será esquecida! Veja aqui o que Farid e Issa têm para nos dizer.


Presos por defenderem os direitos humanos

Neste preciso momento encontram-se em perigo 11 pessoas que dedicaram a sua vida a defender os direitos humanos de jornalistas, ativistas e outras vozes críticas na Turquia. Entre esses 11 DDH encontram-se Taner Kılıç e İdil Eser, da Amnistia Internacional na Turquia, e Özlem Dalkıran da Avaaz e da Citizens’ Assembly. Conhecidos como os 10 de Istambul, em conjunto com Taner Kılıç, Presidente da Amnistia Internacional na Turquia, todos se encontram sob investigação de crimes relacionados com terrorismo – uma tentativa ridícula de travar o seu ativismo em direitos humanos. Podem enfrentar até 15 anos de prisão.
Veja aqui o que já foi conseguido até ao momento.

Recusa-se a permitir que a polícia fique impune

Shackelia Jackson não vai desistir. Quando o seu irmão Nakiea foi alvejado pela polícia Shackelia iniciou uma corajosa luta para que fosse feita justiça, ainda que para isso dependa de um sistema judicial muito lento. Ao iniciar este processo, ela reuniu dezenas de pessoas cujos familiares foram assassinados de forma semelhante. Em resposta, a polícia tem continuamente perseguido e intimidado a sua comunidade.
Mas Shackelia não será silenciada. Veja aqui o que ela tem para nos dizer.


A coragem de lutar pelo direito de sermos nós próprios

Sakris Kupila nunca se identificou como uma mulher. Contudo, este estudante de medicina de 21 anos, enfrenta perseguições diárias uma vez que os seus documentos de identidade afirmam que ele é mulher – o género que lhe foi atribuído à nascença. Para que possa completar o processo de mudança é lhe legalmente exigido que seja diagnosticado com um “distúrbio mental” e que seja esterilizado. Sakris opõe-se a este tratamento humilhante e, apesar de todas as ameaças e hostilidade, continuará a exigir que a lei seja alterada.
Sakris não vai desistir. Veja aqui a mensagem de Sakris para todos nós.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.