Avançar para o conteúdo principal

Prémio Nobel da Literatura - 2017

KAZUO ISHIGURO

Nascido a 8 de novembro de 1954, o autor de 62 anos mudou-se aos cinco com a família do Japão para o Reino Unido, quando o pai foi aceite como investigador no National Institute of Oceanography, em Southampton. Foi educado numa escola de rapazes em Surrey, e após ter-se licenciado em 1978 com uma especialização em língua inglesa e filosofia na Universidade de Kent, na Cantuária, trabalhou como assistente social nos bairros mais pobres de Londres. Em 1980, obteve um mestrado em escrita criativa pela Universidade de East Anglia. Três anos depois, foi incluído na lista de melhores jovens escritores britânicos.

Depois da publicação do seu primeiro romance, “As Colinas de Nagasaki”, (1982), Kazuo Ishiguro “tem sido um escritor a tempo inteiro”, como sublinhou a Academia Sueca. Longe de ser um autor prolífico, como o júri notou, a sua escrita “é marcada por uma expressão cuidadosamente contida, independentemente dos acontecimentos que retrata”. À semelhança do que viria a acontecer na sua segunda obra, “Um Artista do Mundo Transitório” (1986), editada em Portugal pela Livro Aberto, o romance de estreia tem a sua acção na cidade onde o escritor nasceu, alguns anos depois da Segunda Guerra Mundial e da devastação provocada pela bomba atómica dos EUA.
Ishiguro tem nove livros publicados, incluindo “Os Despojos do Dia”, livro com o qual venceu o Booker Prize, em 1989 e que foi adaptado ao cinema em 1993 por James Ivory, com Anthony Hopkins e Emma Thompson como protagonistas. Outro livro que mereceu alguma projecção foi “Nunca me Deixes” (2005), um romance distópico adaptado ao cinema em 2010.
Desde então, a obra do autor tem sido dada a conhecer ao público português pela Gradiva, sendo “Nocturnos” (2009) e “O Gigante Enterrado” (2015) os dois livros mais recentes do autor.

Segundo a secretária permanente da Academia Sueca Sara Danius anunciou em Estocolmo, “o Nobel da Literatura de 2017 foi atribuído a Kazuo Ishiguro e aos seus romances de grande força emocional, que revelam o abismo da nossa ilusória sensação de conforto em relação ao mundo”. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.