Avançar para o conteúdo principal

“O Lobo Vermelho”- Ruínas de Milreu

“O Lobo Vermelho”

 O conto do Capuchinho Vermelho nas suas várias versões e perspectivas

O Lobo Vermelho, espetáculo de teatro para a infância irá ser apresentado nas Ruínas Romanas de Milreu, no próximo dia 13 de Outubro às 11h. 
Irão participar turmas do 5º e 6º ano da Escola Emiliano da Costa, em Estoi. 
O espectáculo inicialmente previsto para 19 de Maio é agora reagendado, com a colaboração da professora bibliotecária, Cidália Teixeira e dos DTs das turmas envolvidas.
O espetáculo, inovador e contemporâneo, abraça as áreas da narração oral, a música e o teatro, abordando o conto tradicional do Capuchinho Vermelho nas suas várias versões, perspetivas e simbologias, explorando ainda as temáticas da extinção das espécies, dos medos na infância, desenvolvendo laços com a riqueza da narração oral e do perfil da cultura do Algarve.
E tudo acontece num cenário surpresa na linha dos livros pop-up, a partir de um tapete de relva, onde as personagens caminham e interagem e do qual vão saindo flores, casas, árvores, onde dois atores narradores questionam a verdade dos contos, o legado oral e a sabedoria da palavra, conduzidos por um personagem multi-instrumentista que explora o imaginário oral das lengalengas do Algarve com música original, protagonizada por variados instrumentos musicais tradicionais do Algarve.

O Lobo Vermelho é um projeto do Teatro Experimental de Lagos, com Nelda Magalhães, Bruno Batista e Carlos Norton. Esta apresentação integra o programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos 2017, programa organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A biblioteca na formação de leitores na primeira infância!

A BE da Escola Básica de Vale Carneiros recebeu ontem, 30 de junho, a visita de um grupo de crianças da creche "Malta Pequena".  Apresentado o espaço, os pequenos tiveram a oportunidade de descobrir obras que aguçam a imaginação, o interesse pelos livros e o prazer da leitura e, a seguir, ouviram a história contada pela educadora Ana Maria Palma: "A Girafa Pitosga", de A. H. Benjamin. De seguida, fizeram um desenho inspirado na mesma e, no final, requisitaram um livro para ser explorado na sua sala. Os miúdos e graúdos adoraram a experiência e prometeram voltar! A biblioteca contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e do vínculo afetivo com os livros, promovendo, desde cedo, a construção de uma relação positiva com o universo da leitura e da escrita.

Receção aos alunos do 1.º ano: EB Vale Carneiros

A Biblioteca Escolar recebeu com muita alegria os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Vale Carneiros. Para assinalar este momento especial, preparámos uma surpresa: a leitura da história “O Primeiro Dia de Escola”, de Caroline Roque e Grégoire Mabire. Foi uma forma carinhosa de dar as boas-vindas, incentivar o gosto pela leitura e tornar este início de caminhada escolar ainda mais mágico. Bom ano letivo para todos! 

Formação de Utilizadores: 1º ano da EB de Vale Carneiros

Decorreram ao longo desta semana as sessões de formação de utilizadores dirigidas aos alunos do 1.º ano da Escola Básica de Vale Carneiros. Para além de aprenderem as normas de utilização e frequência da biblioteca, os alunos compreenderam a sua utilidade e, no final da sessão, a partir de uma montra de sugestões de leitura,  escolheram um livro para ler em casa, em família.  Para promover hábitos de leitura e cuidados a ter com os livros desde cedo, a biblioteca escolar ofereceu a cada utilizador um marcador de livros: uma memória afetiva agradável ligada à primeira requisição domiciliária.