Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher



A origem do Dia da Mulher
O reconhecimento dos direitos das mulheres foi uma luta que se iniciou no século XIX e após uma série de eventos e protestos, fizeram com que a sua voz incomodasse os grandes empresários do meio têxtil que pagava salários baixos e explorava as trabalhadoras até à exaustão.
Nesse período, no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova York, as trabalhadoras uniram-se e fizeram um grande protesto em prol de melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade, e, por ser um marco do movimento estipulou-se o dia 8 de março como “Dia Internacional das Mulheres”.
Muitas pessoas atribuem o dia da mulher ao incêndio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo da fábrica.
Erroneamente, muitos remetem a essa tragédia um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo, por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente.
Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houve algumas comemorações, mas, pouco a pouco, no mundo machista do início do século XX, as mulheres foram perdendo voz e a data caiu no esquecimento.
O movimento feminista dos anos 60

Graças às grandes transformações ocorridas nos anos 60 e com o fortalecimento do movimento feminista, a posição da mulher na sociedade mudou drasticamente e assim deixou de ser apenas mãe e dona de casa, para se transformar em líder, executiva e dona de direitos, antes nunca sonhados, que a situou em igualdade com os homens.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.