1.º Concurso Fotográfico
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa
REGULAMENTO
TEMA: FELICIDADE
O concurso de fotografia é promovido pela
Biblioteca da Escola E.B. 2,3 Dr. José Neves Júnior e partiu da iniciativa de
um grupo de alunas desta escola;
Objetivos: O concurso tem como principal objetivo
possibilitar atividades que envolvam os alunos e os seus encarregados de
educação, mobilizar a comunidade escolar para a capacidade de observação do
meio que os rodeia e desenvolver competências técnicas e de criatividade no
âmbito da fotografia;
Período de candidatura
O envio das fotografias decorre de 11
de abril a 15 de maio de 2016.
Elegibilidade
O concurso
é aberto a pais e alunos (de todos os ciclos de ensino) do Agrupamento de
Escolas Pinheiro e Rosa;
Haverá duas
categorias:
- adultos
(pais e encarregados de educação);
- alunos
Regras de participação
·
A
participação está limitada a um total de 2 fotografias por concorrente;
·
A mesma
fotografia não pode ser
submetida a mais do que uma categoria;
·
A
participação está limitada a trabalhos originais, nunca antes exibidos ou expostos e sobre
os quais o participante detenha os respetivos direitos de autor. Trabalhos
premiados noutros concursos ou submetidos a outros concursos não são elegíveis;
·
Não serão aceites fotografias manipuladas digitalmente
que incluam molduras, assinaturas, datas ou outros dados, ou efeitos inseridos
sobre a imagem. No entanto, é possível fazer
ajustes, como por exemplo brilho, saturação, contraste ou nitidez, remoção de
pequenos spots ou reenquadramentos;
·
As
fotografias deverão ser produzidas em território nacional;
·
Não poderão concorrer a este concurso os membros do
júri bem como os seus familiares em 1º grau;
·
As
fotografias que não indiquem claramente a categoria a que concorrem serão excluídas;
·
Aos
vencedores poderá ser solicitado que disponibilizem imagens com maior resolução para
publicação ou exposição das fotografias no âmbito do concurso.
Requisitos técnicos
·
Cada
concorrente deverá enviar a/s fotografia/s apenas em formato JPG de
acordo com as dimensões que achar conveniente;
·
O nome do
ficheiro deverá ser o título da fotografia (ex:
estoufeliz.jpeg);
·
As
fotografias deverão ser acompanhadas de uma memória descritiva onde conste título,
legenda da fotografia e categoria a que concorre (o fotógrafo pode indicar o local, o motivo
fotografado, a data em que foi feito, o registo fotográfico ou outra informação
que considere relevante);
·
Tanto
fotografias a cores como monocolores serão admitidas.
Documentação a incluir
Para além
das fotos a concurso, cada concorrente deverá também enviar:
·
Nome do
concorrente, escola, ano e turma do seu educando (caso dos pais/encarregado de
educação);
·
Nome, escola,
ano e turma (caso do aluno);
·
Morada e
contacto telefónico.
Receção das fotografias
·
As
fotografias apresentadas a concurso devem ser enviadas para o endereço de email: bes.pinheiroerosa@gmail.com
;
·
A cada fotografia enviada será atribuído um número de identificação de acordo com a ordem de receção. Este número será adicionado ao nome da foto atribuída pelo
autor (ex: estoufeliz1.jpeg).
·
A escola não se responsabiliza por qualquer deterioração apresentada pelos trabalhos entregues;
·
Após a data
limite para receção das fotografias, estas serão enviadas a cada membro do jurí
que, individualmente, fará uma pré-seleção das 5 melhores em cada categoria.
Estas 50 fotografias serão impressas (e expostas em local apropriado na Escola
E.B. 2,3 Dr. José Neves Júnior) e publicadas no blog das Bibliotecas do
Agrupamento até ao final do mês de maio;
·
Posteriormente,
reunirão os elementos do júri para proceder à seleção dos 3 melhores trabalhos
fotográficos a concurso em cada categoria.
Notificação aos vencedores
Os resultados
serão divulgados até dia 17 de junho (último dia de aulas), através da página
do Agrupamento e do blog das bibliotecas do agrupamento. Os vencedores serão
notificados através de email e/ou contacto telefónico;
Direitos
·
O
participante garante que as fotografias a concurso são da sua autoria,
responsabilizando-se pelo seu conteúdo, sua publicação e exposição;
·
Nos casos
de apresentação a
concurso de fotografias com pessoas, o participante garante ter autorização das mesmas para a sua publicação e exposição;
·
A escola
poderá utilizar as fotografias premiadas, de modo não exclusivo, em todos os
meios de comunicação e redes sociais, sendo sempre referido o nome do autor da
fotografia;
·
Serão sempre preservados os direitos do autor
sobre a sua obra, nos termos do Código do Direito de Autor e Direitos Conexos;
·
Qualquer
situação não prevista neste regulamento será resolvida de acordo com a legislação em vigor;
·
Todas as
pessoas que participam no concurso aderem automaticamente a todas as cláusulas
do seu regulamento e condições de participação.
Membros do Jurí
Os membros
do jurí serão:
·
Um elemento
da Direção do Agrupamento;
·
Um elemento
da organização do concurso;
·
Um membro
patrocinador;
·
Um aluno;
·
Um
Encarregado de Educação.
Prémios
Serão atribuídos 3 prémios (1.º, 2.º e 3.º
lugar) em cada categoria a concurso.
Os prémios estão ainda por definir.
Esclarecimento de dúvidas
Qualquer dúvida pode ser esclarecida
através do email bes.pinheiroerosa@gmail.com
ou através do telefone 289 892 090 (Prof.ª Ana Luísa Melão
ou D. Fátima).
Comentários
Enviar um comentário