Avançar para o conteúdo principal

José Rodrigues dos Santos

O autor português mais lido no ano 2014
 
Natural da província da Beira, na antiga colónia de Moçambique do Império Português, mudou-se ainda bebé para a cidade de Tete onde permanece até aos nove anos, convivendo com a Guerra Colonial.   Após a separação dos seus pais, vem para Lisboa onde vive com a mãe. No entanto, as dificuldades económicas da mãe levam-no a mudar-se para a residência do pai, em Penafiel, no norte de Portugal. A difícil adaptação do pai a terras lusas motivou a partida para Macau. Já no oriente, participa na elaboração de um jornal escolar, que desperta o interesse dos responsáveis da rádio local. Em 1980, aos 17 anos, o jovem José Rodrigues dos Santos inicia-se verdadeiramente no Jornalismo, ao serviço da Rádio Macau.  
   Em 1983, regressa a Portugal para frequentar o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. Terminado o curso, candidata-se a um estágio na BBC, a bem conhecida emissora britânica de televisão.
   Regressa novamente a Portugal, onde obtém duas distinções: o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa, em 1986 e o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon, em 1987. Devido a essas credenciais é convidado pela BBC World Service para trabalhar em Londres, onde fica durante três anos, até 1990.  
   Da BBC seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o noticiário 24 Horas e a partir de 1991 passou para a apresentação do diário Telejornal, o principal jornal diário da televisão portuguesa, e tornou-se colaborador permanente da CNN (Cable News Network), a cadeia norte americana de informação em contínuo, de 1993 a 2002.
   Doutorado em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre reportagem de guerra, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, ocupando por duas vezes o cargo de Director de Informação da televisão pública portuguesa.

   José Rodrigues dos Santos é hoje um dos jornalistas mais influentes para as novas gerações e no panorama informativo nacional. No entanto, além da sua mais conhecida faceta como jornalista, José Rodrigues dos Santos é também um ensaísta e romancista. Especialmente nesta última vertente, tornou-se dos escritores portugueses contemporâneos a alcançar maior número de edições com romances que venderam mais de cem mil exemplares. Já publicou diversos ensaios e romances, sendo oss mais recentes intitulados Ilha das Trevas e o Homem de Constantinopla

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.