Avançar para o conteúdo principal

Patrick Modiano

Patrick Modiano, vencedor do Nobel de Literatura - 2014
Patrick Modiano, um francês de 69 anos autor de livros breves sobre culpa, memória e a identidade europeia pós-II Guerra, foi anunciado nesta quinta-feira pela Academia Sueca como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2014.
Este grande escritor francês nasceu em 1945. Seu pai era judeu de origem italiana e sua mãe uma atriz belga.
Modiano, criança e jovem, andava solto pelas ruas de Paris e toda a sua obra reflete esta experiência. Seus livros descrevem as cidades por onde andou, os cafés de Paris e seus encontros e desencontros. Relata pequenos traficantes – inspirados no pai – fala de crianças abandonadas, de adolescentes perdidas e descreve as consequências da guerra. Seus personagens possuem sempre uma correspondência com fatos vividos. Eles são todos ao mesmo tempo fictícios e reais.
Modiano é um grande escritor que soube transformar a sua vida em obra imaginária.
 A sua obra mais famosa  Rue Des Boutiques Obscures,foi publicada em 1978. Trata-se da história de Guy Roland, detetive amnésio a quem uma falsa identidade foi atribuída. O livro relata a procura de Roland pela sua própria identidade.
Seu estilo é sóbrio e simples. Modiano, é um escritor acessível e apreciado tanto pelo público como pelos meios literários. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.