A pergunta "AVÔ, ONDE ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?" foi hoje colocada ao avô da Luz, Victor Ribeiro, que teve a amabilidade de vir à escola partilhar Abril com os alunos de duas turmas do 5º ano da EB Dr. José Neves Júnior.
Tendo feito a sua formação na Academia Militar, falou-nos das motivações do Movimento dos Capitães, do descontentamento crescente das Forças Armadas pela manutenção da guerra colonial, das consequências da tentativa falhada do golpe militar nas Caldas da Rainha a 16 de Março de 1974, do uso da rádio na noite de 24 de Abril para sincronizar os momentos da partida das tropas através das canções "E Depois do Adeus" e "Grândola, Vila Morena" (senhas) bem como para emitir os comunicados à população durante o dia e dar a conhecer os objetivos do Movimento das Forças Armadas (MFA).

Respondendo às questões levantadas pelos alunos, que estiveram sempre muito participativos, o avô Victor explicou que tudo foi feito com o maior secretismo para escapar à polícia política (PIDE). Relatou depois episódios vividos por si antes do 25 de Abril na escola com os colegas e professores; lembrou que muitos meninos não iam à escola por terem de trabalhar para ajudar as famílias, que as mulheres não podiam votar, que nas eleições ganhava sempre o mesmo partido, que existia muito medo.
À pergunta “Qual foi a maior alegria que o 25 de Abril lhe deu?”, o avô da nossa aluna Luz respondeu: “Poder votar livremente!”
Comentários
Enviar um comentário