Aconteceu hoje o primeiro encontro desta iniciativa proposta pela biblioteca escolar, no quadro das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
A avó do Samuel, Ana Duarte, veio contar-nos onde estava no 25 de Abril de 1974, como viveu esse dia, o que mudou a partir daí e a importância de valorizarmos a liberdade que hoje temos.
Num relato tão verdadeiro quanto emotivo, narrou alguns episódios vividos por si e sua família durante o período do Estado Novo, falou-nos da censura e falta de liberdade de expressão e de associação, da repressão política, da atuação da PIDE, das perseguições, do clima de medo e intimidação, da guerra colonial, da pobreza e da distribuição desigual de riqueza, das condições de vida precárias da maioria da população, do acesso limitado a serviços básicos de saúde e de educação.
Os alunos do 9º ano da EB Dr. José Neves Júnior não só seguiram com muito interesse os relatos da avó Ana como também colocaram questões bastante pertinentes que puseram a descoberto outros direitos suprimidos durante a ditadura do Estado Novo.

Comentários
Enviar um comentário