Avançar para o conteúdo principal

10 MINUTOS A LER [Avaliação] - EB Dr. José Neves Júnior!

Tratamento dos dados recolhidos através  inquérito por questionário


Este projeto teve início a 15 de novembro com 12 turmas (seis do 6º ano + seis do 7º ano). Desenvolveu-se em 7 disciplinas - Português, Matemática Inglês, Espanhol, Educação Tecnológica, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento - através da leitura individual e silenciosa, durante 10 minutos, no primeiro tempo de aulas, uma vez por semana. Os livros foram colocados na sala de aula de cada turma para que todos tivessem a oportunidade de escolher um da sua preferência.
Na última semana do 1º Período, os 287 alunos das 12 turmas envolvidas no projeto foram convidados a avaliar a atividade (inquérito por questionário), tendo sido entregues 240 respostas (83,6% dos participantes).
Para 52,3% dos inquiridos, o projeto teve impacto e relevância sobretudo por ser uma boa forma de começar o dia, permitir conhecer novos livros e autores e aumentar o seu interesse pela leitura.
Questionados sobre os dois aspetos que mais apreciaram nos livros alocados ao projeto, 48,8% destacam os diferentes temas e áreas do conhecimento, 47,5% os bons livros de literatura e 38,8% o terem descoberto livros e autores do seu agrado.
Sobre a melhor forma de dar continuidade ao projeto no 2º período, a maioria (55%) indica que deve acontecer nos mesmos moldes, enquanto que 25% dos inquiridos preferiria que fosse na biblioteca. É ainda sugerido que esta atividade seja diária, que aconteça na disciplina de Português, que seja aumentada a duração de cada sessão ou a sua frequência semanal.
Solicitada a opinião dos inquiridos sobre os aspetos mais positivos desta iniciativa, referem com maior frequência o desenvolvimento da competência leitora, o incentivo à leitura, uma maneira diferente de começar o dia e a descoberta do prazer de ler.
Tendo em conta a análise dos dados obtidos, conclui-se que o balanço é muito positivo.

O projeto prossegue no 2.º período, desafiando os alunos a instituir no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.