Avançar para o conteúdo principal

PRÉMIO NOBEL DA QUÍMICA 2019



O prémio Nobel da Química foi atribuído a John B. Goodenough, da Universidade do Texas (Austin, Estados Unidos), M. Stanley Whittingham, da Universidade Binghamton (Universidade Estatal de Nova Iorque) e Akira Yoshino, da Universidade Meijo e Asahi Kasei Corporation (Japão), pelo desenvolvimento das baterias de lítio. O trabalho começou já nos anos 1970, mas mudou a sociedade para sempre.
O desenvolvimento desta tecnologia é considerado uma revolução técnica. Primeiro, porque os laureados tiveram de ultrapassar vários desafios químicos para permitir que os iões de lítio pudessem transitar de um lado para o outro numa bateria, de forma durável e segura.
A capacidade dos átomos de lítio libertarem facilmente eletrões era ao mesmo tempo a melhor e a pior característica deste elemento.
Stanley Whittingham tinha criado uma bateria com uma parte feita  de  lítio metálico (o ânodo), que  libertava  os  eletrões,  outra de dissulfureto de titânio (o cátodo), que recebia e acomodava esses eletrões, como os sinais de – (menos) e de + (mais) que vemos nas pilhas. A empresa, para a qual trabalhava, estava disposta a pô-la no mercado mas problemas no ânodo faziam com que a bateria entrasse em curto-circuito depois de ser recarregada umas quantas vezes. Muitos incêndios tiveram de ser apagados no laboratório, onde as baterias estavam a ser testadas.
Mais tarde, John Goodenough considerou que a melhor forma de acomodar iões de lítio seria com um óxido metálico, neste caso o óxido de cobalto, em vez de um dissulfureto metálico, como dissulfureto de titânio. 


A investigação permitiu criar baterias recarregáveis mais leves e que duram muito mais tempo, o que para o desenvolvimento dos equipamentos tecnológicos foi um passo muito importante.
Atualmente, temos baterias de lítio em vários tipos de equipamentos, dos pacemakers  aos telemóveis, dos carros elétricos às baterias que armazenam energia renovável. E é no campo do  armazenamento de energia renovável que as baterias de lítio ainda podem mostrar o seu potencial.
O lítio é um elemento pequeno e leve, o que permite “empacotar” uma grande quantidade de átomos numa bateria, também ela, pequena e leve. É extremamente reativo, o que representa simultaneamente uma vantagem e desvantagem. O grande desafio para os laureados foi conseguir ter uma bateria estável com um elemento tão reativo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A biblioteca na formação de leitores na primeira infância!

A BE da Escola Básica de Vale Carneiros recebeu ontem, 30 de junho, a visita de um grupo de crianças da creche "Malta Pequena".  Apresentado o espaço, os pequenos tiveram a oportunidade de descobrir obras que aguçam a imaginação, o interesse pelos livros e o prazer da leitura e, a seguir, ouviram a história contada pela educadora Ana Maria Palma: "A Girafa Pitosga", de A. H. Benjamin. De seguida, fizeram um desenho inspirado na mesma e, no final, requisitaram um livro para ser explorado na sua sala. Os miúdos e graúdos adoraram a experiência e prometeram voltar! A biblioteca contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e do vínculo afetivo com os livros, promovendo, desde cedo, a construção de uma relação positiva com o universo da leitura e da escrita.

Encontro com... NUNO BERNARDO - 29 e 30 de abril

Os  alunos dos 7º e 8ºs anos da EB Dr. José Neves Júnior  vão participar no encontro com Nuno Bernardo previsto para 29 e 30 de abril. É autor da coleção juvenil "O Colégio do Templo" que conta já com 5 volumes! O 6º volume chega às livrarias a 16 de abril. Nuno Bernardo é também autor da famosa série "Diário de Sofia". Nuno Bernardo propõe-nos uma apresentação dinâmica que promove a leitura e também a escrita criativa entre os mais jovens. Cá o esperamos nos dias 29 e 30 de abril!

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">