Avançar para o conteúdo principal

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2019


O vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2019 é Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro etíope.
O prémio foi atribuído pelos seus esforços para “alcançar a paz e a cooperação internacional” com os acordos de paz com a Eritreia. 
 “A paz não chega das ações de apenas uma parte. Quando o primeiro-ministro estendeu a sua mão, Isaias  Afewerki  (Presidente da Eritreia) agarrou-a e ajudou a formalizar o processo de paz entre os dois países”, justificou o líder​ do comité que atribuiu este prémio Nobel.
acordo de paz foi assinado em 2018, pondo termo a quase 20 anos de tensão com a Eritreia, depois de um conflito fronteiriço que durou entre 1998 e 2000 e matou pelo menos cem mil pessoas.
Para alcançarem a paz, Adis Abeba prometeu retirar as suas tropas da região de Badme, que passou a reconhecer como território eritreu​, e Asmara concedeu o acesso aos seus portos no Mar Vermelho.
 “Ainda que haja muito trabalho a fazer na Etiópia, Abiy  Ahmed  Ali​ iniciou importantes reformas que deram a muitos cidadãos a esperança de uma vida melhor: desde que assumiu o cargo, em abril de 2018, passou vários meses a tentar alcançar a amnistia de vários presos políticos; legalizou grupos opositores, lutou para acabar com o estado de emergência no país; terminou com a censura dos meios de comunicação; promoveu a paz social e aumentou a importância do papel das mulheres na Etiópia”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.