Avançar para o conteúdo principal

Efeméride: Día de Muertos

Sabias que o Dia dos Mortos no México é uma data festiva, alegre e muito colorida?

O “Día de Muertos” é uma celebração mexicana que honra os Entes Queridos já falecidos. As celebrações têm início no dia 31 de outubro e terminam no dia 2 de novembro, coincidindo com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. A UNESCO declarou esta festividade como Patrimônio da Humanidade.


No sentido de promover situações de aprendizagem que permitam conhecer diferentes culturas, a história dos povos de língua espanhola e, ao mesmo tempo, aprimorar o conhecimento da língua,  os alunos do 7º A, do 8ª A e do 8º C da EB 2,3 Neves Júnior expuseram na biblioteca escolar - sob a orientação da professora de Espanhol, Sandra Joaquim - os trabalhos/atividades realizados no âmbito desta celebração, recriando o típico altar, tendo como referência a figura de “La Catrina”, com as oferendas e as decorações próprias desta tradição, incluindo o especial arco de flores!

Vem ver com os teus próprios olhos esta curiosa representação!...

Saber mais...
O Dia dos Mortos era comemorado antes mesmo da chegada dos espanhóis, por Astecas, Maias, Toltecas e Totonacas. 

Com a chegada dos espanhóis, iniciou-se um processo de sincretismo, onde os costumes locais foram mesclados com o catolicismo, dando assim origem ao Dia dos Mortos moderno, que se tornou uma celebração católica.

Apesar de serem comemorados na mesma data e terem outras semelhanças, é um erro confundir o “Día de Muertos” com o Halloween. O Dia dos Mortos é uma festa mexicana e católica, enquanto o Halloween (Dia das Bruxas) é uma festa pagã de origem irlandesa.

Em memória dos falecidos, os familiares colocam nos seus altares oferendas, como comida, bebida ou a música preferida do falecido. Cada altar também possui representações dos quatro elementos: uma xícara, representando a Água; frutos, representando a Terra; velas, para o Fogo; e papeis picados com figuras distintas, para o Ar.

Entre as oferendas e as decorações, uma parte muito importante é o arco de flores, que tem um significado especial. Ele simboliza a entrada por onde os espíritos poderão passar ao mundo dos vivosSegundo a crença, os mortos podem voltar para visitar a família ainda viva. No dia 1 de novembro voltam as crianças e no dia 2 voltam os adultos.

A data é comemorada com muita comida típica e deliciosa A preferida das crianças é a caveira de açúcar, que leva o nome das pessoas falecidas. O “pan de muerto”, também bem conhecido, é um pão doce polvilhado com açúcar com enfeites em formato de osso.




Por ser tão famosa, no dia 7 de novembro de 2003, a UNESCO declarou as festas do Dia dos Mortos património da humanidade!

Fonte: Discovery, "9 curiosidades sobre o Dia dos Mortos" (adaptado)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.