Avançar para o conteúdo principal

Integração da BE nas práticas docentes


Esclarecimento de dúvidas 
1. Como faço para usar a biblioteca escolar?
 - Dialogo, no início do ano letivo, com o Coordenador da BE, e fico a saber como está organizada, que documentos tem, como me pode ser útil?
2. Porque é importante entender como está organizada a BE?
- Só assim posso fazer um Guia de Utilizador, sugerir recursos e orientar os meus alunos na procura da informação acerca de um tema ou nas diferentes sugestões de leitura?
3. O Guia do Utilizador é muito útil?
 - O Guia do Utilizador pode ajudar a aprender a organização de uma biblioteca ou de qualquer serviço de biblioteca. Dele devem constar as regras de uso da BE, e ainda a organização dos documentos?
4. Posso utilizar a Biblioteca em qualquer atividade e nas áreas curriculares?
- Sim, enquadrando-a na sua planificação ou ao sabor de uma necessidade ou de um prazer.
5. Como devo propor a articulação da BE com o currículo?
- Sugerindo projetos, atividades e recursos no contexto das áreas curriculares.
6. O que devo fazer para apresentar propostas aos colegas?
- Selecionar os conteúdos e organizar recursos para propor aos docentes aquando da elaboração das planificações mensais.
7. Que tipo de recursos oferece a BE?
 - A BE oferece recursos diversificados em diferentes formatos e on-line conforme o objetivo, posso utilizar os vários géneros da Literatura ou os livros informativos.
 8. Que relação posso estabelecer entre o manual escolar e os recursos da biblioteca?
 - Com um poema, posso abordar as Ciências ou a Matemática, com a ilustração posso introduzir a Arte ou, recorrendo aos livros informativos, possibilitar o acesso e o uso de informação específica.
9. Os Livros, os CDs, os DVDs e a Internet complementam o manual, podendo melhorar as práticas docentes e a aprendizagem?
- Na verdade a Biblioteca tem obras que abordam um manancial de temas.
10. O que podem os alunos fazer na BE se lá existe um universo de possibilidades de trabalho?
- Os espaços funcionais da BE permitem, desde logo, dividir a turma em pequenos grupos e usar a documentação ou realizar trabalhos em vários suportes e com recurso a equipamentos diversos.
10. Que vantagens tem o empréstimo domiciliário?
- O empréstimo domiciliário incentiva e desenvolve competências de leitura, contribuindo para o envolvimento dos encarregados de educação nesta tarefa.
PB: Cidália Teixeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.