Avançar para o conteúdo principal

25 de abril



Revolução de 25 de Abril de 1974

A Revolução de 25 de Abril, também mencionada como Revolução dos Cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático  e com a entrada em vigor da nova Constituição, a 25 de abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.
Esta ação foi liderada por um movimento militar, o  Movimento das Forças Armadas (MFA), constituído na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial  e que tiveram o apoio de oficiais milicianos. Este movimento surgiu por volta de 1973, baseando-se inicialmente em reivindicações corporativistas, como a luta pelo prestígio das forças armadas, e acabando por atingir o regime político em vigor. Com reduzido poderio militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a resistência do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas 4 civis mortos e 45 feridos, em Lisboa, pelas balas da Direção Geral de Segurança.
O movimento confiou a direção do País à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado. A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a  Adelino da Palma Carlos. 
Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o  PREC (Processo Revolucionário em Curso), de cariz comunista, marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações  e confrontos militares que terminaram com o 25 de Novembro de 1975.
Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da  Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das  primeiras eleições legislativas  da nova República. Na sequência destes eventos, foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado como "Dia da Liberdade".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A biblioteca na formação de leitores na primeira infância!

A BE da Escola Básica de Vale Carneiros recebeu ontem, 30 de junho, a visita de um grupo de crianças da creche "Malta Pequena".  Apresentado o espaço, os pequenos tiveram a oportunidade de descobrir obras que aguçam a imaginação, o interesse pelos livros e o prazer da leitura e, a seguir, ouviram a história contada pela educadora Ana Maria Palma: "A Girafa Pitosga", de A. H. Benjamin. De seguida, fizeram um desenho inspirado na mesma e, no final, requisitaram um livro para ser explorado na sua sala. Os miúdos e graúdos adoraram a experiência e prometeram voltar! A biblioteca contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e do vínculo afetivo com os livros, promovendo, desde cedo, a construção de uma relação positiva com o universo da leitura e da escrita.

Encontro com... NUNO BERNARDO - 29 e 30 de abril

Os  alunos dos 7º e 8ºs anos da EB Dr. José Neves Júnior  vão participar no encontro com Nuno Bernardo previsto para 29 e 30 de abril. É autor da coleção juvenil "O Colégio do Templo" que conta já com 5 volumes! O 6º volume chega às livrarias a 16 de abril. Nuno Bernardo é também autor da famosa série "Diário de Sofia". Nuno Bernardo propõe-nos uma apresentação dinâmica que promove a leitura e também a escrita criativa entre os mais jovens. Cá o esperamos nos dias 29 e 30 de abril!

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">