Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher



A origem do Dia da Mulher
O reconhecimento dos direitos das mulheres foi uma luta que se iniciou no século XIX e após uma série de eventos e protestos, fizeram com que a sua voz incomodasse os grandes empresários do meio têxtil que pagava salários baixos e explorava as trabalhadoras até à exaustão.
Nesse período, no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova York, as trabalhadoras uniram-se e fizeram um grande protesto em prol de melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade, e, por ser um marco do movimento estipulou-se o dia 8 de março como “Dia Internacional das Mulheres”.
Muitas pessoas atribuem o dia da mulher ao incêndio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo da fábrica.
Erroneamente, muitos remetem a essa tragédia um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo, por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente.
Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houve algumas comemorações, mas, pouco a pouco, no mundo machista do início do século XX, as mulheres foram perdendo voz e a data caiu no esquecimento.
O movimento feminista dos anos 60

Graças às grandes transformações ocorridas nos anos 60 e com o fortalecimento do movimento feminista, a posição da mulher na sociedade mudou drasticamente e assim deixou de ser apenas mãe e dona de casa, para se transformar em líder, executiva e dona de direitos, antes nunca sonhados, que a situou em igualdade com os homens.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.