Avançar para o conteúdo principal

Prémio Nobel da Química 2016







A Academia Real sueca das Ciências atribuiu o Prémio Nobel da Química a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa, pelo desenho e síntese de máquinas moleculares.
As máquinas moleculares são, no fundo, a miniaturização da tecnologia, ou seja, o desenvolvimento de moléculas com movimentos controláveis quando lhes é fornecida energia. O resultado é a criação das máquinas mais pequenas do mundo, com estrutura tão diminuta que um fio de cabelo tem uma espessura cerca de mil vezes maior.
Quem deu o primeiro passo no desenvolvimento das máquinas moleculares foi Sauvage, quando conseguiu, em 1983, ligar duas moléculas em forma de anel de modo a formar uma corrente. Na corrente desenvolvida por Sauvage, a ligação entre as moléculas passou a ser mecânica, mais livre do que a ligação química. Essa é uma característica essencial para que uma máquina consiga realizar tarefas: ter partes que possam mover-se em relação às outras.
Em 1991, Fraser Stoddart conseguiu rosquear um desses anéis moleculares num pequeno eixo molecular e demonstrou que o anel conseguia rodar em torno do eixo. Com esse mecanismo, desenvolveu um músculo molecular, um elevador molecular, um chip de computador com base molecular, entre outras coisas.
Já Feringa foi o primeiro a desenvolver um motor molecular. Em 1999, ele conseguiu fazer com que uma pá de rotor molecular girasse continuamente na mesma direção. Usando esse tipo de motor, foi capaz de rodar um cilindro de vidro dez mil vezes maior que o motor e também desenvolveu um nanocarro.

As máquinas moleculares vão, provavelmente, ser usadas no desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia, o que resulta numa grande evolução, no âmbito da nanotecnologia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A biblioteca na formação de leitores na primeira infância!

A BE da Escola Básica de Vale Carneiros recebeu ontem, 30 de junho, a visita de um grupo de crianças da creche "Malta Pequena".  Apresentado o espaço, os pequenos tiveram a oportunidade de descobrir obras que aguçam a imaginação, o interesse pelos livros e o prazer da leitura e, a seguir, ouviram a história contada pela educadora Ana Maria Palma: "A Girafa Pitosga", de A. H. Benjamin. De seguida, fizeram um desenho inspirado na mesma e, no final, requisitaram um livro para ser explorado na sua sala. Os miúdos e graúdos adoraram a experiência e prometeram voltar! A biblioteca contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e do vínculo afetivo com os livros, promovendo, desde cedo, a construção de uma relação positiva com o universo da leitura e da escrita.

Encontro com... NUNO BERNARDO - 29 e 30 de abril

Os  alunos dos 7º e 8ºs anos da EB Dr. José Neves Júnior  vão participar no encontro com Nuno Bernardo previsto para 29 e 30 de abril. É autor da coleção juvenil "O Colégio do Templo" que conta já com 5 volumes! O 6º volume chega às livrarias a 16 de abril. Nuno Bernardo é também autor da famosa série "Diário de Sofia". Nuno Bernardo propõe-nos uma apresentação dinâmica que promove a leitura e também a escrita criativa entre os mais jovens. Cá o esperamos nos dias 29 e 30 de abril!

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">