Avançar para o conteúdo principal

Prémio Nobel da Química 2016







A Academia Real sueca das Ciências atribuiu o Prémio Nobel da Química a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa, pelo desenho e síntese de máquinas moleculares.
As máquinas moleculares são, no fundo, a miniaturização da tecnologia, ou seja, o desenvolvimento de moléculas com movimentos controláveis quando lhes é fornecida energia. O resultado é a criação das máquinas mais pequenas do mundo, com estrutura tão diminuta que um fio de cabelo tem uma espessura cerca de mil vezes maior.
Quem deu o primeiro passo no desenvolvimento das máquinas moleculares foi Sauvage, quando conseguiu, em 1983, ligar duas moléculas em forma de anel de modo a formar uma corrente. Na corrente desenvolvida por Sauvage, a ligação entre as moléculas passou a ser mecânica, mais livre do que a ligação química. Essa é uma característica essencial para que uma máquina consiga realizar tarefas: ter partes que possam mover-se em relação às outras.
Em 1991, Fraser Stoddart conseguiu rosquear um desses anéis moleculares num pequeno eixo molecular e demonstrou que o anel conseguia rodar em torno do eixo. Com esse mecanismo, desenvolveu um músculo molecular, um elevador molecular, um chip de computador com base molecular, entre outras coisas.
Já Feringa foi o primeiro a desenvolver um motor molecular. Em 1999, ele conseguiu fazer com que uma pá de rotor molecular girasse continuamente na mesma direção. Usando esse tipo de motor, foi capaz de rodar um cilindro de vidro dez mil vezes maior que o motor e também desenvolveu um nanocarro.

As máquinas moleculares vão, provavelmente, ser usadas no desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia, o que resulta numa grande evolução, no âmbito da nanotecnologia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.