Avançar para o conteúdo principal

Semana da Leitura 2016 - Entrega dos prémios do Concurso de Picotas

Ao longo do 2º Período os alunos do 5º ano da Escola Poeta Emiliano da Costa realizaram reproduções das antigas picotas nome que se dá aos aparelhos para tirar água. Cinco docentes de diversas áreas disciplinares votaram e elegeram aqueles que mais se aproximavam com a realidade, segundo diversos critérios, nomeadamente os materiais utilizados.
Esta atividade foi articulada entre a Disciplina de HGP e a Biblioteca Escolar.


Picota é um engenho simples e tosco em madeira, existente há 5000 anos e que é originária da Mesopotâmia, outras fontes referem ser de origem romana, que servia para tirar água dos poços pouco fundos ou de vales, rios e ribeiras, para as regas.

picota ou cegonha é um aparelho de elevar água que, até muito recentemente, era usada de norte a sul do país. Hoje, restam algumas, essencialmente em poços, com pouco ou nenhum uso.
Utilizadas por diferentes povos desde tempos muito recuados foi usual não só em Portugal mas também na Espanha, na França, na Grécia, no Egipto, e daí até ao Japão, sem quebra de continuidade.
De uma vara comprida que balanceia sobre uma forquilha está pendurado, de um lado, o balde que se mergulha na água. Do outro um contrapeso, vulgarmente de pedra, faz subir o balde cheio de água. A forquilha é geralmente de madeira. Mas na Beira Alta, onde intensamente se praticava a rega à picota, usam-se, a par da forquilha de madeira, um ou dois esteios de granito, mais baixos e mais largos que os da vinha, onde gira a vara que forma o balancé.
Engenhos deste tipo são já representados em antigas pinturas egípcias desde 1.500 a.C. podendo levantar água a mais de metro e meio. Na Babilónia, Mesopotâmia, o seu uso é mais antigo sendo já testado no terceiro milénio a.C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A biblioteca na formação de leitores na primeira infância!

A BE da Escola Básica de Vale Carneiros recebeu ontem, 30 de junho, a visita de um grupo de crianças da creche "Malta Pequena".  Apresentado o espaço, os pequenos tiveram a oportunidade de descobrir obras que aguçam a imaginação, o interesse pelos livros e o prazer da leitura e, a seguir, ouviram a história contada pela educadora Ana Maria Palma: "A Girafa Pitosga", de A. H. Benjamin. De seguida, fizeram um desenho inspirado na mesma e, no final, requisitaram um livro para ser explorado na sua sala. Os miúdos e graúdos adoraram a experiência e prometeram voltar! A biblioteca contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e do vínculo afetivo com os livros, promovendo, desde cedo, a construção de uma relação positiva com o universo da leitura e da escrita.

Encontro com... NUNO BERNARDO - 29 e 30 de abril

Os  alunos dos 7º e 8ºs anos da EB Dr. José Neves Júnior  vão participar no encontro com Nuno Bernardo previsto para 29 e 30 de abril. É autor da coleção juvenil "O Colégio do Templo" que conta já com 5 volumes! O 6º volume chega às livrarias a 16 de abril. Nuno Bernardo é também autor da famosa série "Diário de Sofia". Nuno Bernardo propõe-nos uma apresentação dinâmica que promove a leitura e também a escrita criativa entre os mais jovens. Cá o esperamos nos dias 29 e 30 de abril!

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">