Avançar para o conteúdo principal

Calouste Gulbenkian - 23 de março de 1869

Calouste Gulbenkian nasceu em Scutari (hoje Üsküdar), Istambul, a 23 de março de 1869, filho de Sarkis e Dirouhi Gulbenkian. Os Gulbenkian tinham orgulho na ligação secular da sua família com a região a sul do Lago Van (Turquia), tradicionalmente visto como o berço da civilização arménia.

A família afirmava-se descendente dos Príncipes de Rechdouni do século IV e do fidalgo Vart Badrik do século XI. Em 1021, o principado arménio de Vaspourakan ficou completamente sob o jugo do Império Bizantino. Os descendentes de Vart Badrik e os seus numerosos vassalos foram recompensados com terras mais a ocidente, estabelecendo-se na província de Capadócia, um importante centro do Cristianismo oriental. Confortável com o poder Bizantino e com o poder Seljuk, “Vart Badrik” foi eventualmente substituído pela forma turca de “Gül Bey” ou “Gül Benk”.
Por volta de 1800 os Gulbenkian tinham-se estabelecido em Talas, perto de Cesareia (hoje Kayseri), onde financiaram generosamente a construção de escolas arménias e uma nova igreja arménia. Estes são os mais antigos exemplos em arquivo de uma longa tradição de filantropia arménia que teve continuidade no século XX.
O pai e o tio de Calouste mudaram-se para o que era então Constantinopla, por volta de 1850, e não passaria muito tempo até acrescentarem o hospital de S. Pirgiç à sua lista de ações filantrópicas. Um diretório comercial de 1881 lista “S. & S. Gulbenkian” simultaneamente como empresa de importação/exportação e banco. Para além de tapetes, lã e outros produtos, a empresa também comercializava querosene do Cáucaso.


Em 1892, a “S. & S. Gulbenkian” integrava uma rede de sociedades comerciais de base familiar com sede em Londres, Marselha, Varna (Bulgária) e outras cidades do Império Otomano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

3,2,1...lançar sonda na biblioteca Vale Carneiros!

Iniciámos hoje na Escola Básica de Vale Carneiros com a T10 as atividades do NEWTON GOSTAVA DE LER, um projeto que alia a promoção da leitura à experimentação científica. A professora bibliotecária dinamizou uma curta sessão de leitura a partir de excertos do livro "Pó de Estrelas” (de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas) com destaque para o poema "O Astrónomo". A professora de Físico-Química, Margarida Anselmo, elemento da equipa pedagógica da biblioteca escolar JNJ, explorou o tópico e desafiou os alunos a realizarem, em pequeno grupo, uma atividade experimental: projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos da reentrada. A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 1,5 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Para cumprir esta missão, os alunos tiveram à disposição um conjunto de materiais de baixo custo e de replicação simples fornecidos pela escola. Com in...

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão

Rei, Capitão, Soldado, Ladrão de Luísa Ducla Soares na obra: Poemas da Mentira e da Verdade. Hoje apresentado pela Educadora Ana Maria Ramos a desempenhar funções na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Conceição - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Faro.