Seguidamente a uma breve abordagem à IA - como usar e criar conteúdos com inteligência e criatividade - foram desafiados a escrever um prompt, pedindo ao ChatGPT um verso de Camões sobre o mar, a viagem ou a saudade, e uma imagem correspondente, de acordo com as indicações fornecidas pelas dinamizadoras da sessão. Verificada a coerência do resultado obtido (verso/imagem), terminaram esta primeira fase do trabalho, no âmbito deste projeto que culminará na recriação de textos camonianos em painéis ilustrados que exploram a relação entre literatura, mar e território, numa exposição interativa que será apresentada a toda a comunidade educativa no final do ano letivo.
Este projeto pretende valorizar a obra de Luís de Camões, relacionando-a com a identidade marítima e cultural da Ria Formosa e sensibilizar para a biodiversidade local através da ligação entre o poeta Camões e o Camão (Porphyrio porphyrio), ave emblemática deste ecossistema.
Participarão três turmas da EB Dr. José de Jesus Neves Júnior (estudo e planificação, produção e montagem da exposição) e toda a comunidade educativa, no âmbito da visita e exploração da exposição interativa (produto final).
"Camões e o Camão da Ria Formosa" é um projeto financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, após ter sido submetida a sua candidatura ao bePLAN26.
Comentários
Enviar um comentário