Avançar para o conteúdo principal

Integração da BE nas práticas docentes


Esclarecimento de dúvidas 
1. Como faço para usar a biblioteca escolar?
 - Dialogo, no início do ano letivo, com o Coordenador da BE, e fico a saber como está organizada, que documentos tem, como me pode ser útil?
2. Porque é importante entender como está organizada a BE?
- Só assim posso fazer um Guia de Utilizador, sugerir recursos e orientar os meus alunos na procura da informação acerca de um tema ou nas diferentes sugestões de leitura?
3. O Guia do Utilizador é muito útil?
 - O Guia do Utilizador pode ajudar a aprender a organização de uma biblioteca ou de qualquer serviço de biblioteca. Dele devem constar as regras de uso da BE, e ainda a organização dos documentos?
4. Posso utilizar a Biblioteca em qualquer atividade e nas áreas curriculares?
- Sim, enquadrando-a na sua planificação ou ao sabor de uma necessidade ou de um prazer.
5. Como devo propor a articulação da BE com o currículo?
- Sugerindo projetos, atividades e recursos no contexto das áreas curriculares.
6. O que devo fazer para apresentar propostas aos colegas?
- Selecionar os conteúdos e organizar recursos para propor aos docentes aquando da elaboração das planificações mensais.
7. Que tipo de recursos oferece a BE?
 - A BE oferece recursos diversificados em diferentes formatos e on-line conforme o objetivo, posso utilizar os vários géneros da Literatura ou os livros informativos.
 8. Que relação posso estabelecer entre o manual escolar e os recursos da biblioteca?
 - Com um poema, posso abordar as Ciências ou a Matemática, com a ilustração posso introduzir a Arte ou, recorrendo aos livros informativos, possibilitar o acesso e o uso de informação específica.
9. Os Livros, os CDs, os DVDs e a Internet complementam o manual, podendo melhorar as práticas docentes e a aprendizagem?
- Na verdade a Biblioteca tem obras que abordam um manancial de temas.
10. O que podem os alunos fazer na BE se lá existe um universo de possibilidades de trabalho?
- Os espaços funcionais da BE permitem, desde logo, dividir a turma em pequenos grupos e usar a documentação ou realizar trabalhos em vários suportes e com recurso a equipamentos diversos.
10. Que vantagens tem o empréstimo domiciliário?
- O empréstimo domiciliário incentiva e desenvolve competências de leitura, contribuindo para o envolvimento dos encarregados de educação nesta tarefa.
PB: Cidália Teixeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.