Avançar para o conteúdo principal

Biografia: Rainha D.Amélia


Em 28 de Setembro de 1865 Nasce D. Amélia, última Rainha de Portugal

Era filha de Luís Filipe Alberto de Orleães, conde de Paris, e da princesa Isabel de Orleães, filha dos duques de Montpensier. Maria Amélia Luísa Helena de Orleães nasceu em Twickenham, a 28 de Setembro de 1865 e faleceu emChesnay, a 25 de Outubro de 1951. Foi a última rainha de facto de Portugal.
Quando a família Orleães foi banida de França, estabeleceu a sua residência em Inglaterra, onde Amélia nasceu. Sendo muito inteligente adquiriu muitos conhecimentos literários, afirmando-se ao mesmo tempo uma notável sports­woman. A par dos seus estudos,  feitos sob a direcção dos mais afamados professores, recebia também uma sólida educação de família ministrada pela mãe. Foi por intermédio da duquesa de Montpensier que se preparou o casamento da princesa Maria Amélia, sua neta, com o então príncipe D. Carlos.
Foi o conselheiro Andrade Corvo, ministro de Portugal em Paris em 1886, o encarregado de entregar as cartas autografas, do rei D. Luís e da rainha  D. Maria Pia, ao conde e condessa de Paris, em que era pedida em casamento a princesa. Esta cerimónia realizou-se no palácio de Varennes no dia 7 de Fevereiro do referido ano.
A cerimónia do casamento realizou-se a 22 de Maio, vendo-se ornamentadas elegantemente todas as ruas por onde seguia o cortejo.
A  tragédia de 1 de Fevereiro de 1908, em que foram assassinados  o rei D. Carlos I e o príncipe  D. Luís Filipe, lançou-a num profundo desgosto, do qual D. Amélia jamais se recuperou totalmente. Retirou-se então para o Palácio da Pena, em Sintra, não deixando porém de procurar apoiar, por todos os meios, o seu filho, o rei D. Manuel II, no período em que se assistiu ao degradar das instituições monárquicas. Encontrava-se justamente no Palácio da Pena, quando eclodiu a revolução de Outubro de 1910.
Após a proclamação da República Portuguesa, em 5 de Outubro de 1910, D. Amélia seguiu o caminho do exílio com o resto da família real portuguesa para Londres, Inglaterra. Depois do casamento de D. Manuel II, com Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen, a rainha passou a residir em Château de Bellevue, perto de Versalhes, em França. Em 1932, D. Manuel II morreu inesperadamente em Twickenham, o mesmo subúrbio londrino onde a sua mãe havia nascido.
No dia 25 de Outubro de 1951, a rainha Amélia faleceu na sua residência em Versalhes, aos oitenta e seis anos. O corpo da rainha foi então trasladado pela fragata Bartolomeu Dias para junto do marido e dos filhos, no panteão real dos Bragança, na Igreja de São Vicente de Fora. Esse foi o seu último desejo na hora de sua morte. O funeral teve honras de Estado e foi visto por grande parte do povo de Lisboa.

http://estoriasdahistoria12.blogspot.pt
Sugestão de leitura:
D. Manuel II, o último Rei de Portugal


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.