Avançar para o conteúdo principal

A descoberta das Ondas Gravitacionais



Ondas gravitacionais: a "3.ª grande descoberta
do século na ciência"

Mais de cem anos depois estão oficialmente confirmadas as ondas gravitacionais, previstas por Albert Einstein. Um grupo de astrónomos disse ter conseguido, pela primeira vez, ouvir e gravar o som de dois buracos negros a colidirem a mil milhões de anos-luz de distância, produzindo ondas gravitacionais. Um avanço na física que abre uma nova janela sobre o universo e os seus mistérios.




"Depois da sequenciação do genoma humano, logo no início do século [2003] e da descoberta da partícula de Higgs [2012], esta é a terceira grande descoberta do século na ciência".

Trata-se da "confirmação de uma previsão teórica brilhante", a "pedra que faltava para completar o belo edifício da “Teoria da Relatividade Geral", de Albert Einstein (1879-1955).
A deteção das ondas gravitacionais, postuladas há cem anos pelo físico alemão na teoria da gravitação, que explica a origem da gravidade, foi anunciada a 11/02/2016, por uma equipa internacional de investigadores, depois de concluída, com êxito, uma experiência de vários anos nos Estados Unidos.

Segundo o físico Carlos Fiolhais "Há outra maneira de ver o espaço", pois para lá da luz que os corpos celestes emitem, assinalou que será possível ver "os choques cósmicos, que deixam marca não só de luz, mas também de ondas gravíticas", assim como estudar, de outra forma, as galáxias e os buracos negros.
Apesar de "se propagarem à velocidade da luz, e de terem propriedades comuns às da luz", as ondas gravitacionais são "muito mais ténues do que a luz" e, por isso, são mais difíceis de detetar, daí a sua dificuldade de confirmação.

Contudo, há questões ainda por esclarecer, como saber se as ondas gravitacionais têm “pacotes de energia mínima”, os gravitões, por paralelismo aos fotões “pacotes de energia mínima” nas ondas eletromagnéticas,captadas por exemplo por antenas de telemóvel, rádio e televisão.
Porém, ao contrário das ondas eletromagnéticas (geradas pela combinação de campos elétricos e magnéticos), "é muito pouco provável" que as ondas gravitacionais "tenham aplicações práticas na vida diária"."O sinal é muito fraco, o emissor tem de ser muito forte e tem de estar no espaço. Conseguimos produzir ondas eletromagnéticas, mas não ondas gravitacionais", sustentou o físico, acima referido, lembrando que estas ondas resultam de um cataclismo cósmico, como a colisão de dois buracos negros, de duas estrelas neutrão ou de um buraco negro e uma estrela neutrão, distorcendo o “tecido” do espaço-tempo à sua volta.
"As primeiras aplicações que vemos agora são os buracos negros, porque eles não emitem luz e nós não os poderíamos ter visto sem ondas gravitacionais. E acrescenta: "as ondas gravitacionais podem ajudar a explicar como as galáxias se formam".


"Explorar o Universo"

A humanidade tem agora mais uma ferramenta para explorar o universo: a gravidade é a força que controla o universo e ser capaz de ver a sua radiação permite-nos observar outros fenómenos fundamentais, que de outra forma não eram praticamente observáveis.
Depois de registarem os sinais, os cientistas converteram-nos em ondas rádio, o que permite ouvir o som da colisão dos dois buracos negros e “observar o Universo de uma nova maneira".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.