Avançar para o conteúdo principal

Prémio Nobel da Química


Resultado de imagem para laureados quimica           

Prémio Nobel da Química para três investigadores

A Real Academia Sueca das Ciências distinguiu com o Prémio Nobel da Química os investigadores Thomas Lindalh, Paul Modrich e Aziz Sancar pelos estudos dos mecanismos que permitem a reparação de ADN.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f0/DNA_Overview.png/320px-DNA_Overview.png

Lindalh, sueco de 77 anos, está ligado ao Instituto Francis Crick e ao Laboratório Clare Hall, ambos no Reino Unido, Modrich, norte-americano de 69 anos, da Escola de Medicina da Universidade de Duke (EUA), e Sancar, turco, também de 69 anos, da Universidade da Carolina do Norte (EUA).


Os três investigadores conseguiram, através de uma espécie de "caixa de ferramentas de reparação   de    ADN”,   mapear,    a     nível



Estrutura     do             ADN     


 molecular, a forma de reparar as células danificadas, permitindo também salvaguardar a informação genética. O trabalho desenvolvido forneceu conhecimento essencial sobre como funciona uma célula viva e pode ser usado, por exemplo, no desenvolvimento de novas terapias contra o cancro.

http://image.slidesharecdn.com/8-150115143550-conversion-gate02/95/mutaes-2-638.jpg?cb=1421354203O ADN é, diariamente, danificado pelas radiações ultravioleta, por radicais livres (quando a molécula "atacada" perde o seu eletrão, torna-se um radical livre em si, iniciando uma reação em cadeia) ou por outros agentes cancerígenos. No entanto, mesmo sem esses ataques externos, a molécula de ADN é intrinsecamente instável, ocorrendo diariamente, milhares de alterações espontâneas num genoma celular. Paralelamente, também podem surgir alterações quando o ADN é copiado durante a divisão de uma célula, processo que acontece milhões de vezes, por dia, no corpo humano.

A razão pela qual o nosso material genético não se desintegra num completo caos químico, passa pelo facto de um conjunto de sistemas moleculares monitorizar e reparar continuamente o ADN.

 O Prémio Nobel da Química de 2015 premeia estes três cientistas pioneiros que mapearam a forma como funcionam muitos destes sistemas de reparação, a um nível molecular bastante pormenorizado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha": livro de poemas

Este trabalho do 6º D da EB Dr. José Neves Júnior é o resultado da articulação entre as disciplinas de Português e de Ciências Naturais e teve como principais objetivos promover o gosto e o interesse pela poesia, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade. Realizado no âmbito do Projeto Interdisciplinar de Turma " Poluição nas praias e nos oceanos / proteger a vida marinha". Os nossos poemas... Turma: 6.º D Click to read this book, made with Book Creator https://read.bookcreator.com ">

No meu coração pequenino

Na continuidade do conto e da exploração do livro "No meu coração pequenino", o grupo 7 (sala verde) presenteou a nossa biblioteca com este maravilhoso trabalho. Está uma verdadeira obra de arte! Obrigada.

Educação Tecnológica - Maquetas de cadeiras

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3ºciclo da docente Anabela Silva aprenderam a conceber e a construir objetos técnicos. Estudaram as estruturas resistentes (tipos de esforços, elementos estruturais, formas e disposição dos elementos nas estruturas).  Tiveram a oportunidade de conhecer diversos materiais,  passando posteriormente à fabricação /construção do objeto -cadeira,  utilizando molas de madeira. A exposição encontra-se patente na biblioteca da escola básica Dr. José Neves Júnior .