Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto: Ler Ouvir e Contar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto: Ler Ouvir e Contar. Mostrar todas as mensagens

5 de junho de 2017

Projeto: “Ler, Ouvir e Contar”



Turma 21 da (EB1 de Estoi):

A Bibliotecária propõe um desafio ao grupo, que consiste em escrever um pequeno texto onde não conste determinada letra, escolhida aleatoriamente através do jogo do STOP.


 (Texto sem o “K”)

“Uma Aventura na Praia”

Certo dia uma menina de nome Teresa foi á praia. Ela era muito bonita, inteligente e bondosa.

Uma vez quando esta a mergulhar na água do mar, não foi cautelosa e não deu atenção à bandeira que estava amarela. Como mal sabia nadar, foi ao fundo, mesmo ao fundo do mar e encontrou peixes, cavalos-marinhos, conchas coloridas e uma aranha do mar.

Quando estava mesmo a afogar-se um choco que andava ali, saltou-lhe em cima e falou:

- Queres ficar a viver comigo na minha gruta?

Teresa ficou muito aliviada e como estava muito aflita quase sem respirar foi com ele para a gruta.

Salvou-se de morrer afogada, mas ficou muito curiosa e questionou:

- Com quem vives nesta gruta?

- Vivo sozinho e muito isolado do mundo. Teresa ficou triste, mas teve de regressar a casa. Já estava a anoitecer e tinha toda a família em cuidados. Quando chegou, contou a sua aventura e divulgada no blogue da Biblioteca da sua escola.

Autores: Dânia, Rodrigo, Salomé, Maria, David, Jéssica e Neuza.


1 de junho de 2017

Projeto: "Ler, Ouvir e Contar"

No âmbito do Projeto: Ler, Ouvir e Contar hoje foi dia de produção de um conto infantil. A Turma do 17 do 1º ano da EB 1 de Estoi, inventou assim:


A menina e o lobo

Era uma vez, uma menina que vivia numa casa escura na floresta. Um dia apareceu um lobo que disse: Auuuuu…, a menina ficou assustada e o lobo ao vê-la assustada disse:

- Vou-te comer!

A menina virou-se de repente, o lobo assustou-se, caiu redondo no chão e desatou a rir à gargalhada. A menina começou a rir também e ficaram amigos.

O lobo e a menina foram brincar para a floresta e a partir desse dia ficaram amigos para sempre.

Um dia, em que estavam a brincar, apareceu um feiticeiro que deu uma poção mágica ao lobo e este começou a falar.
Agora já podia falar com a menina e combinarem os dois,  um dia por semana para brincar".

Projeto: "Ler, Ouvir e Contar"

Ler, Ouvir e Contar e Ler mais (+)

Neste projeto houve uma dinâmica abrangente e funcional, sugerindo-se interação com outras turmas/grupos  sob a coordenação da professora responsável (professor bibliotecário...) e dos professores titulares de turma.
 Neste contexto, alunos do 5º B, contaram um conto à turma 17 do 1º ano. O conto selecionado foi "O coelhinho branco e a formiga rabiga" retirado do livro de Alice Vieira, intitulado - Histórias Tradicionais.

Projeto: Ler, Ouvir e Contar

Ler, Ouvir e Contar e Ler mais (+) 
O desenvolvimento desta atividade deu destaque à leitura em voz alta e em grupo por parte dos alunos do 1º ano, turma 17 da escola EB 1 de Estoi.



1 de abril de 2017

Semana da Leitura 2017 - 31 de março:Escola PEC - Estoi

Semana da Leitura - 5º dia - Biblioteca da Escola PEC:
Hoje dia 31 de março, foi mais um dia de atividades na Biblioteca, no âmbito da "Semana da Leitura".
De manhã estiveram por cá as Turmas 17 e 21 do 1º e 4º ano respetivamente, da Escola EB1 de Estoi. Os alunos devolveram livros e requisitaram outros tantos e de seguida participaram na apresentação de poemas de António Aleixo, feita por alunos do 6º ano da Turma A , tendo ainda assistido à representação do conto: "A Galinha Medrosa" de António Mota.
Foram ainda entregues, os certificados e os prémios referentes a trabalhos desenvolvidos pelos alunos (Maquetas de Castros e Picotas), realizadas no âmbito da articulação entre a BE e o DCHS (HGP). Nesta entrega contámos com a presença e colaboração da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE),a professora Anabela Batista.
Foi ainda realizado a "Caça ao Livro" com a Turma A do 5º ano.







28 de março de 2017

Semana da Leitura 2017 - 27 de março: Escola PEC - Estoi

Semana da Leitura - 1º dia - Biblioteca da Escola PEC:
Atividades realizadas hoje dia 27 de março, no âmbito da "Semana da Leitura",.na BE Prof. Amílcar Quaresma em Estoi.
De manhã foram os contos que animaram a Biblioteca, em alguns momentos com a colaboração do Dr. Sérgio Pedro e por fim o Sarau de Poesia,com a participação de Vitor Rosão (autor, compositor, músico e interprete), para alunos e ao fim da tarde para docentes e funcionários.
O Cofee Break ficou a cargo dos alunos do Curso CEF, Mesa e Bar.
A Todos o meu muito obrigada.







21 de março de 2017

Semana da Leitura 2017: Informação


No decorrer do mês de março de 2017, mais concretamente entre os dias 27 e 31 de março, as bibliotecas do nosso agrupamento partilharão o gosto pela leitura e o prazer de ler, envolvendo, alunos, pais, encarregados de educação de modo a transportar a leitura para o domínio escolar e familiar e a contar com os contributos e  a participação de todos na celebração da leitura.
Neste sentido venho convidar os colegas a participar/dinamizar atividades com os alunos e/ou pais e EE, no contexto da celebração da Leitura e do prazer de ler. 

14 de dezembro de 2015

Projeto: Ler Ouvir e Contar

O Projeto: Ler Ouvir e Contar continua a dar que falar nas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.
Desta vez foi a Biblioteca prof. Amílcar Quaresma da EB, 2/3  PEC de Estoi que foi à Bordeira contar o conto "A Ovelhinha Preta" à Turma 22 do 2º/3ºano.
O alunos por sua vez ilustraram/pintaram as imagens e eis que a história voltou à E.B. 2/3 Poeta Emiliano da Costa.
Parabéns




3 de dezembro de 2015

Projeto: Ler Ouvir e Contar

Dia do Patrono, "Poeta Emiliano da Costa": 3 de dezembro

Há imensos contos de fadas, mas também há os contos que nos fazem rir. As personagens passam por situações ridículas e caricatas que nos divertem. São estes últimos que escolhemos para apresentar no dia “Dia do Patrono”- 3 de dezembro na Biblioteca prof. Amílcar Quaresma em Estoi. 
Foi com os contos da escritora Luísa Ducla Soares, que nos divertimos hoje - "Os Três desejos" e "D. Caio".




Projeto: Ler Ouvir e Contar

Dia do Patrono - 3 de dezembro

O cenário está pronto e o diretor Francisco Soares, verificou e deu as sugestões.





30 de novembro de 2015

15 de outubro de 2015